O Melhor da Tarde foi um programa vespertino de variedades voltado para o público feminino exibido pela Band entre 4 de junho de 2001 e 23 de setembro de 2005.
Apresentado inicialmente por Astrid Fontenelle, Leão Lobo e Aparecida Liberato, o programa exibia notícias do dia, debates, prestação de serviços, temas de família e femininos (moda, artesanato, culinária, saúde e beleza), fofocas, numerologia, além de entrevistas e notícias "quentes", com flashes ao vivo da jornalista Luciana Liviero. Era dividido em duas partes: das 12h30 às 15h era direcionado à região da Grande São Paulo, e das 15h00 às 16h30 para todo o Brasil.
Em 2003 deixam o programa Leão Lobo que tem seu contrato agora exclusivo para um programa de fofocas De Olho nas Estrelas e Aparecida Liberato, cujo contrato venceu em 30 de maio e não foi renovado.
Em 21 de fevereiro de 2005, sai Astrid e entra em cena Leonor Corrêa, que voltou o foco do programa para temas como dietas, emagrecimento, alimentação, cirurgia de redução do estômago, beleza, além de notícias de São Paulo e nacionais. A audiência do programa, depois que Astrid Fontenelle saiu e foi substituída por Leonor Corrêa, aumentou apenas meio ponto.
Em 23 de setembro de 2005, com a chegada de Claudete Troiano à Band, o Melhor da Tarde, junto com o Dia Dia de Viviane Romanelli, saíram definitivamente da grade da emissora.