O Grand Slam de Paris 2014 começou neste sábado sem fugir a tônica de todos os anos: ginásio com capacidade para quase 20 mil pessoas lotado, judô de alto nível e medalha para o Brasil. Rafaela Silva (57kg) mostrou mais uma vez estar em grande forma, superou a torcida adversária, um problema no olho e, de quebra, a francesa Laetitia Blot para garantir o bronze, mesmo fazendo sua primeira competição com as novas regras. A Federação Internacional de Judô realizou atualizações em alguns quesitos e colocou em prática pela primeira vez no importante torneio francês.
Para chegar ao pódio, Rafaela passou pela tailandesa Om Pongchaliew e depois pela canadense Stefanie Tremblay. Na decisão da chave, equivalente às quartas-de-final, foi derrotada pela japonesa Anzu Yamamoto. Já na repescagem, derrotou a portuguesa Telma Monteiro por ippon, garantindo sua vaga na decisão do bronze contra Laetitia Blot.
Os outros brasileiros que competiram no dia não chegaram à disputa por medalhas. Quem foi mais se aproximou do pódio depois de Rafaela, foi Mariana Silva (63kg). Ela estreou com vitória sobre Zuhra Madraimova. Na sequência, bateu a cubana Maricet Espinosa e se garantiu nas quartas-de-final quando foi derrotada por Anne-Laure Bellard (FRA) por hansuko-make (desclassificação) por disciplina. Ela teria direito de disputar a repescagem mas esse tipo de eliminação a proíbe de continuar na competição.
Na mesma categoria, Katherine Campos (63kg) foi derrotada logo na estreia pela holandesa, número 4 do mundo, Anicka Van Emden. A outra brasileira na leve, a jovem Flávia Gomes (57kg) estreou com vitória ante a marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne mas foi derrotada na sequencia pela sérvia Jovana Rogic.
Já Sarah Menezes (48kg) perdeu na primeira luta para a francesa Amandine Buchard. Mesmo desempenho da novata Jéssica Pereira (52kg), que não resistiu à canadense Ecaterina Guica em sua estreia pela seleção sênior.
Os três homens que representaram o Brasil também não conseguiram chegar ao bloco final. Felipe Kitadai (60kg) não teve sorte contra o francês Vincent Limare. Bruno Mendonça (73kg) não conseguiu encaixar seu jogo contra o grego Georgios Azoidis e foi derrotado no primeiro embate. Já Marcelo Contini (73kg) passou pelo sérvio Ljubisa Kovacevic mas não resistiu ao francês Guillaume Chaine e ficou fora da repescagem.
No domingo, o Brasil volta ao tatame com sete atletas. Eduardo Santos (90 kg) pega o russo Iurii Panasenkov. Entre os meios pesados, Renan Nunes (100 kg) enfrenta o búlgaro Daniel Dichev e Hugo Pessanha (100kg) encara o francês Clement Delvert. David Moura (+ 100 kg), sétimo do mundo entre os pesados, espera o vencedor da luta entre Daniel Allerstorfer (AUS) e Matthieu Thorel (FRA). No feminino, Nádia Merli (70 kg) faz sua primeira luta contra Juliane Robra, da Suíça enquanto Maria Portela (70kg) pega a eslovaca Anka Pogacnik. Por fim, Maria Suelen Altheman (+ 78 kg) enfrenta quem passar do duelo entre Rebecca Ramanich e Thonthan Satjadet, da Tailândia. O Bandsports exibe um compacto das lutas neste domingo (9) a partir de 19h00.
0 comentários:
Postar um comentário