A seleção masculina de voleibol da Rússia ganhou a última Liga Mundial, os Jogos Olímpicos de Londres e a Copa do Mundo de 2011. Nesta sexta-feira (20), começa a luta por um título que desde a dissolução da União Soviética ainda não conseguiu conquistar. Não há dúvida de que os russos são os grandes favoritos à medalha de ouro, mas terão alguns fortes concorrentes, entre eles, outro que busca o título inédito, a Bulgária. O Bandsports transmite dois jogos da primeira rodada, às 12h (horário de Brasília), Rússia e Alemanha, e às 15h, Itália e Dinamarca. Os jogos acontecem na Polônia e na Dinamarca. As semifinais e a final serão disputadas em Copenhagen, no dia 29.
Correndo por fora, a Sérvia, atual campeã, a Itália, e a Polônia, que tem um elenco de qualidade, mas não vem apresentando bom rendimento desde a conquista da Liga Mundial de 2012. A Itália relacionou oito novatos e o técnico Mauro Berruto já adiantou que o objetivo é montar um time competitivo para os Jogos Olímpicos de 2016. Podem surpreender – como aconteceu com a seleção belga no feminino, ao chegar em terceiro lugar – a França, a Finlândia e Alemanha. A fórmula de disputa é a mesma do feminino, quatro grupos com quatro seleções que jogam entre si. Classifica-se apenas o primeiro de cada grupo para as quartas de final. Os segundos e terceiros colocados disputam um playoff do qual saem os quatro vencedores para juntar-se aos já classificados. Novo mata-mata define os quatro semifinalistas.
No grupo A, a favorita é a Itália, enquanto a Bélgica deve ficar em segundo, restando aos dinamarqueses e à Bielorússia a disputa pelo terceiro lugar. Os donos da casa retornam ao torneio após 42 anos. O time italiano evoluiu sob o comando de Berruto e dois atletas em especial são responsáveis por esse crescimento: o atacante Zaytsev e o levantador Travica. Zaytsev chegou a atuar como ponteiro na Liga Mundial, deixando a posição de oposto para o jovem Vettori, formação que deixa a Itália mais forte ofensivamente.
No B, a Polônia, apesar de ter mais chances, não vai ter vida fácil. O jogo contra a França promete ser dos mais equilibrados e pode valer a primeira posição. Os franceses têm um bom jogo defensivo, um diferencial na Europa. As duas outras seleções, apesar de medianas, vêm mostrando relativo crescimento, principalmente a Eslováquia, que ficou em quinto lugar no Europeu de 2011.
No grupo C, a Sérvia encontrará dificuldade não só para conquistar o bicampeonato, como para passar direto às quartas de final. No primeiro Europeu depois da despedida de Ivan Miljkovic, terá pela frente Finlândia, Holanda e Eslovênia, que prometem briga boa pelas duas vagas nos playoffs, mas será de espantar se uma delas desbancar a irregular Sérvia.
O grupo tecnicamente mais forte é o D. Com a Rússia despontando como dona da vaga para as quartas de final e a Bulgária, quarto lugar em Londres e na Liga Mundial deste ano, como principal adversário. Mas fiquem de olho na ascendente Alemanha e na boa República Checa. A disputa vai ser boa.
Confira os dias e horários do jogos com transmissão ao vivo do Bandsports na primeira fase:
Sexta-feira - 20/09
12h - Rússia x Alemanha
15h - Itália x Dinamarca
Sábado - 21/09
15h - França x Polônia
Domingo - 22/09
Eslováquia x Polônia
Mais informações em bandsports.band.uol.com.br
0 comentários:
Postar um comentário